quinta-feira, 1 de Dezembro de 2011 15:56h Cristiane Fernandes

Segurança alimentar e nutricional

Palestra sobre segurança alimentar e nutricional foi realizada ontem em Divinópolis.

Ontem pela manhã, foi realizada na Sede da Associação dos Municípios do Vale do Itapecerica, AMVI, uma reunião para esclarecer assuntos relacionados a segurança alimentar e nutricional. A palestra foi conduzida pelo coordenador do processo mineiro de definição de legislação, diretrizes e implementação de políticas públicas relacionadas ao direto ao alimento e a nutrição, Dom Mauro Morelli.
O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - CONSEA-MG, criado em 1999, tem o objetivo de deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais. Porém, Dom Mauro, afirma não são apenas em Minas Gerais, os desafios para garantir a segurança da alimentação e nutricional. “Não é só em Minas Gerais, os desafios para a segurança alimentar e nutricional, é se vamos ter alimento suficiente e de boa qualidade para garantir vida saudável e um povo inteligente em qualquer parte do mundo” informou.


Para debater sobre o assunto, prefeitos de várias cidades próximas a Divinópolis compareceram e prestigiaram a palestra do coordenador Dom Mauro. Uma das preocupações do coordenador é o número de pessoas que passam fome. Hoje, no mundo, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas, ONU, cerca de 1 milhão de pessoas vivem sem alimentação adequada, e de acordo com Dom Mauro, o Brasil, principalmente Minas Gerais, não é o grande problema e sim uma solução “ em Minas Gerais, só na área de agricultura e piscicultura. Em apenas, duas represas é possível produzir 184 mil toneladas de peixe no ano. E este alimento é rico e nutritivo” reforçou.


A alimentação além de ser fundamental para uma vida saudável, também influencia nos estudos, de acordo com o coordenador, para ter uma boa educação é fundamental a pessoa ser saudável “A alimentação e a nutrição são duas palavras que refletem a base de transformação do Brasil, não é possível investir na educação se as crianças não estiverem saudáveis. Não há educação sem uma pessoa desenvolvida devidamente e não existe saúde sem educação” ressaltou.

 

 

Segurança alimentar e nutricional sustentável


A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.