sexta-feira, 30 de Dezembro de 2011 17:40h Atualizado em 1 de Janeiro de 2012 às 07:30h. Flávia Brandão

Posse e churrasco na Câmara Municipal

Anderson Saleme (PR) tomou posse, ontem (30), como presidente da Câmara Municipal de Divinópolis. Mesmo antes do ato solene terminar servidores e assessores parlamentares degustavam churrasco com bebida alcoólica no estacionamento do Poder Legislativo

O cheiro de churrasco nos corredores da Câmara Municipal de Divinópolis chamou atenção durante a solenidade de posse do novo presidente Anderson Saleme (PR). Na porta do Legislativo Municipal estava expresso por cartazes que o expediente, de ontem (30), seria só na parte da manhã. No entanto, durante a posse de Saleme a reportagem da Gazeta do Oeste flagrou servidores e assessores parlamentares, no estacionamento, do Poder Legislativo Municipal em meio a churrasco, pães de queijos, patês e bebida alcoólica.
De acordo com o Paulo César todo ano ocorre uma confraternização entre os servidores, após o expediente. “Os servidores se reúnem, assim que acaba o expediente da Câmara, e fazem essa confraternização. Todos os anos isso ocorre, não dentro da Câmara, mas no pátio lá fora”, declarou. A reportagem deu ciência a Paulo César, que o churrasco não estava acontecendo depois do expediente, mas sim durante a solenidade de posse e ele disse: “Vou tomar conhecimento e vamos agir, mas o que tenho conhecimento é que após o expediente irá acontecer”, declarou.
A princípio Paulo César havia dito que o expediente terminava às 14h e a reportagem questionou se o cidadão seria atendido mesmo com o churrasco. Em resposta, ele disse: “será atendido normalmente, se já for no horário do churrasco ele poderá até participar comer uma carninha e tomar uma coca-cola”.  Após isso, o ex-presidente, mas ainda gestor da casa até o dia 30 de dezembro, disse à imprensa que o expediente não iria até as 14h, mas sim somente até o horário da posse.
A assessoria de Comunicação da Câmara apresentou nota à imprensa sobre o episódio: “Informamos, que após a Posse da Mesa Diretora, como acontece todos os anos, os servidores se reunirão em confraternização na garagem da Câmara. Salientamos também que o custeio do evento é promovido pela ASCAMD- Associação de Servidores da Câmara Municipal de Divinópolis”
Novo gestor
O novo presidente Anderson Saleme (PR) justificou que ontem foi dia atípico, não havendo atendimento, sendo exclusivo para a posse da Mesa Diretora. Saleme defendeu a realização do churrasco como uma tradição da ASCAMDI e disse confraternizações são comuns em órgãos públicos e empresas privadas, mas pontuou se houver excessos é preciso apurar. “Se há abusos nos precisamos corrigi-los para que não aconteça nos próximos anos, não estive no local, mas sei que tradicionalmente essa festa ocorre”, declarou.
Desrespeito
Questionado se a promoção de um churrasco antes mesmo da posse terminar, não seria um ato de desrespeito com a população e até os membros da Mesa, Anderson disse que servidores não estavam em serviço, mas sim se preparando para essa confraternização. Disse ainda que talvez tenha acontecido uma antecipação da festa em razão da demora da reunião, já que a expectativa era que a posse durasse apenas uma hora e excedeu muito mais que isso, chegando próxima às 12h.
Questionado se ato semelhante iria acontecer na sua gestão, Anderson alegou mais uma vez o atraso da reunião como razão para o incidente, mas prometeu mais zelo. “Nós vamos assumir o compromisso de estar sendo mais cuidadosos e zelosos no trato do bem público, mas também atento aos interesses e costumes. Toda entidade faz sua confraternização, o atropelo ou a antecipação é justificada em razão da demora da reunião, não sendo uma questão planejada e permitida intencionalmente”, declarou. 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.