terça-feira, 13 de Dezembro de 2011 12:37h Flávia Brandão

Parceria TV Câmara com ALMG é adiada

A TV Câmara de Divinópolis, que foi anunciada, em agosto, pelo presidente Paulo César (PRB) no rol de TVs Legislativas, que integram o projeto, terá que adiar o “pioneirismo” para 2012, já que hoje não dispõe de recursos necessários

As Câmaras Municipais de Sete Lagoas, Pouso Alegre e Lavras assinaram com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na última semana, o acordo de cooperação técnica para implantação do sistema de transmissão da televisão digital 24 horas. Os municípios são os pioneiros de Minas Gerais a oferecem, em canal aberto e digital, as programações de suas TVs Legislativas associadas com o conteúdo das TVs Assembleia, Senado e Câmara dos Deputados. A TV Câmara de Divinópolis, que foi anunciada, em agosto, pelo presidente Paulo César (PRB) como integrante no rol de TV Legislativas do projeto, terá que adiar o “pioneirismo” para 2012, já que hoje não dispõe de recursos para compra dos transmissores necessários.
De acordo com informações da ALMG o convênio assinado permitirá às emissoras legislativas compartilharem o mesmo canal digital, em cada região, dividindo custos e barateando a implantação. A Câmara de Deputados será responsável pelo processo de implantação dos canais, enquanto que a compra dos equipamentos ficará a cargo dos Legislativos municipais. À Assembleia Legislativa irá coordenar a coordenação técnica do processo.  O presidente da ALMG, Dinis Pinheiro, durante a assinatura do convênio, destacou o pioneirismo dos três municípios. “Essa atitude deverá incentivar e estimular outros municípios. A TV digital é a TV do futuro, um futuro com ainda mais transparência e eficiência”.


O diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Divinópolis, Flávio Ramos, que está acompanhando de perto o desenvolvimento do projeto no município, justificou que Pouso Alegre, Lavras e Sete Lagoas estão “mais avançadas no processo licitatório para compra dos equipamentos”, e em face disso a ALMG deu prioridades para essas Câmaras, mas Divinópolis permanece na lista inicial junto a outras cidades do projeto piloto (Belo Horizonte, Montes Claros e Uberaba) e assim que avançar a ALMG irá dar seguimento à documentação para o acordo de cooperação técnica.
Ramos afirma que nesse ano devido ao fato do repasse do Legislativo Municipal ser fixo não houve um aumento significativo, que possibilitasse uma “margem de manobra” para compra dos equipamentos. No entanto, em 2012, o diretor acredita que a Mesa Diretora, que será eleita agora em dezembro, irá dar prioridade ao projeto da TV Digital.


Transmissores


A previsão do diretor é que os transmissores fiquem em torno de R$ 1 milhão levando em conta os equipamentos adquiridos em outras TVs Câmaras do país, como as do estado de São Paulo, que estão em estágio mais avançado na transmissão digital. “Não temos uma exata noção do equipamento, que será necessário para cobrir a região de Divinópolis já que tem fatores a serem considerados como topografia, etc. Devido a isso teremos como prioridade, em janeiro, a contratação de um técnico específico para fazer esse levantamento, mapeamento a região e emitindo um laudo técnico”, disse Ramos.


Preparação


Na semana passada, o diretor disse que esteve em Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí e várias cidades próximas visitando empresas, que fabricam equipamentos para TV. Nesse sentido, ele argumentou que o projeto está caminhando e com esse conhecimento adquirido na visita, hoje, a Comunicação da Câmara Municipal está preparada para determinar quais equipamentos serão necessários e debater a questão junto ao técnico que irá fazer o mapeamento da região.


Importância


Com a implantação do Canal Digital Legislativo 24 Horas em Divinópolis, Flávio Ramos destaca que a atual TV Câmara se tornará um “verdadeiro Canal da Cidadania”, já que abrirá um maior espaço para interação com a sociedade civil podendo firmar convênios com projetos  universitários, jornalísticos, etc. O diretor afirma que além da transmissão das reuniões em plenário será possível que o cidadão acompanhe o trabalho desenvolvido pelas várias Comissões Permanentes da Câmara de Divinópolis valorizando de fato o trabalho dos vereadores e divulgando todas as ações do Poder Legislativo Municipal em tempo real. 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.