quinta-feira, 29 de Dezembro de 2011 09:23h Atualizado em 29 de Dezembro de 2011 às 09:31h. Flávia Brandão

Eleição Mesa Diretora

Em meio a vários embates, Anderson Saleme é eleito presidente da Câmara. Paduano saiu da Chapa 2 e candidatura de Adair Otaviano foi considerada inviabilizada

Muita confusão, bate boca e até acionamento da Polícia Militar fizeram parte do cenário da eleição da Mesa Diretora realizada, na manhã de ontem (28), na Câmara Municipal de Divinópolis. O vereador Anderson Saleme (PR), da Chapa I, saiu vitorioso com sete votos,  e será empossado como novo presidente na próxima sexta-feira (30), às 9hs.  Junto a ele compõem a Mesa: Edmar Rodrigues (PSD) vice-presidente; Rodyson do Zé Milton (PSDB) 1º secretário; e Milton Donizete (PRTB) 2º secretário. A chapa 2, encabeçada por Adair Otaviano PMDB, sequer foi lida em plenário, uma vez que foi alegado pelo presidente Pastor Paulo (PRB), que a mesma se tornou nula com a renúncia de Paduano (DEM), que estava como 1º secretário.
Também compunham a chapa 2: Heloísa Cerri (PV) vice-presidente e Roberto Bento (PTdoB) 2º secretário. Paduano justificou a renúncia alegando orientação do seu partido, DEM, para que não fizesse parte de nenhuma chapa, documento que foi protocolado, às 6h.  No entanto, Adair Otaviano questionou o fato e inclusive acionou a Polícia Militar para que um Boletim de Ocorrência fosse lavrado, visto que considera que o direito da Chapa 2 foi cerceado. Adair explica que Paduano não apresentou documento de renúncia conforme manda o Regimento Interno, portanto a chapa 2 poderia concorrer normalmente à eleição da Mesa. “O Regimento Interno fala da renúncia do vereador e não do partido, faltou da parte do nobre vereador fazer um documento e enviar a Mesa Diretora dizendo que estaria fora do processo e isso não ocorreu”, declarou.
Mudança
Paduano afirma que não mudou de opinião em cima da hora em relação ao processo da Mesa Diretora. O decano relata que já tinha recebido documento anterior, do dia 22, para que seguisse as determinações do DEM e não participasse de nenhuma chapa. A reportagem questionou então porque ingressou na Chapa 2  e  ele explicou que essa decisão foi fruto de uma conversa inicial com a presidente do DEM, Dona Maria, onde foi decidido apoiar Adair Otaviano. No entanto, em momento posterior houve outra diretriz, que foi documentada pelo DEM e enviada a Câmara.
  O decano ressaltou ainda que deixou claro a Adair Otaviano, que não queria participar de cargos na Mesa Diretora, durante encontro em sua  residência. “Disse que não queria participar de Mesa Diretora, deixei claro. Ele (Adair) disse que era para eu assinar e se arrependesse ele rasgaria o documento, ele falou na minha casa”, declarou. 
Regimento
Paduano considera que não desrespeitou o regimento. “Quando eles vieram para registrar a chapa 2, já estava lá o documento pedindo a minha retirada. Por isso que a chapa ficou nula”, declarou.  Sobre a alegação de que não apresentou documento de renúncia, o vereador disse que fez de próprio punho no documento dizendo que estava de acordo com a determinação do DEM.
Novo presidente
O presidente eleito, Anderson Saleme, classificou o processo como muito idôneo e transparente e reconheceu que o mesmo não agradou a todos. “O nosso compromisso aumenta muito porque gerir uma Casa com tantos interesses e pessoas, faz com que a gente precise da ajuda de todos em uma gestão compartilhada, onde todos os vereadores, que quiserem possam participar das decisões para que os acertos sejam maiores”, declarou.
Questionado sobre a primeira mudança que pretende fazer na Casa, Saleme disse que irá conhecer melhor um pouco mais a Câmara, reunindo com os servidores e vereadores para verificar o que pode ser feito de imediato e então concluir um planejamento para 2012. Anderson acredita que o resultado da mesa não possa ser mudado e está muito “tranquilo” em relação ao processo, visto que foram seguidos os princípios do regimento. “Estamos aguardando a posse no dia 30 às 9horas, para que possamos então iniciar nossos trabalhos efetivamente”, declarou. 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.