sábado, 26 de Novembro de 2011 16:49h Atualizado em 26 de Novembro de 2011 às 17:05h. Flávia Brandão

Comenda “Prefeito Antônio Martins” marca e antecipa comemorações do Centenário

A solenidade de condecoração dos agraciados foi realizada na última quinta-feira (24). Na ocasião, o chefe do Executivo, Vladimir Azevedo (PSDB), prestou homenagens a 20 nomes, que representam os vários segmentos sociais do município.

Vários segmentos da sociedade de Divinópolis estiveram representados e foram homenageados, na noite da última quinta-feira (24), no Estrela do Oeste Clube, durante a solenidade de entrega da Comenda Ordem do Mérito Municipal “Prefeito Antônio Martins Guimarães”. Promovida pela Prefeitura Municipal, a solenidade reuniu cerca de 200 pessoas e se caracterizou como uma edição especial do tão esperado Ano do Centenário agraciando 20 cidadãos.


O prefeito Vladimir Azevedo (PSDB), acompanhado do vice-prefeito Francisco Martins (PTD), chanceler da comenda Augusto Fidelis, do presidente da Câmara Municipal, Pastor Paulo César (PRB), o deputado estadual Fabiano Tolentino (PSD) e do presidente do Conselho do Centenário Rui Tavares, promoveu a entrega das medalhas aos agraciados.  Azevedo ressaltou que a comenda é revestida de grande significado, uma vez que representa o reconhecimento histórico a pessoas, que construíram a “Divina Cidade” nesse Centenário. “O reconhecimento é importante para que possamos cada vez mais incentivar pessoas a empreender e fazer essa cidade, cada um a sua forma, com seu talento promovendo o desenvolvimento”, declarou.


Seleção


O prefeito ressaltou que dentro dos critérios de seleção  o primeiro é a “estratificação” de forma a homenagear todos os segmentos da cidade. “A sociedade não se faz somente por um viés é importante a soma da assistência social, da evangelização, dos trabalhadores e empresários, servidores, a cultura, ou seja, os vários segmentos sociais” declarou . Além disso, disse que foi realizada uma “enquete” sobre os nomes, junto a pessoas, que compõem o Governo nas comemorações do Centenário.  


Depoimentos


Representando o segmento empresarial, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) Região Centro-Oeste, Afonso Gonzaga, foi um dos agraciados da noite. Gonzaga ressaltou que é uma “alegria imensurável” receber a comenda do poder Executivo Municipal e considera que a mesma representa o reconhecimento do trabalho, que está sendo feito com objetivo de tornar Divinópolis uma grande metrópole.
O segmento da Cultura foi representado por Celeste Brandão, artista considerada primitivista, que iniciou sua carreira na década de 60 e tem participação com suas telas em várias exposições, mostras, salões, etc. Com grande emoção, Celeste expressou que sentia “vontade de chorar”, não podendo verbalizar como se sentia frente o reconhecimento da sua obra pelo Executivo Municipal.


O coronel Eduardo Campos de Paulo, representando a Polícia Militar, ressaltou que a comenda é super importância para sua vida e carreira e agradeceu a indicação do prefeito Vladimir. O coronel dedicou a medalha a todos os policiais da 7ª Região da Policia Militar, principalmente aos de Divinópolis.


Vários outros segmentos foram lembrados como a saúde, o serviço público, a área rural, entre outros.


Prefeito Antônio Martins Guimarães


Durante os discursos, muitos homenageados ressaltaram em suas falas a figura histórica do ex-prefeito, Antônio Martins Guimarães, falecido em 1994, e que deixou marcada sua trajetória pela administração municipal durante o período de 1973 a 1977. O presidente do Conselho do Centenário, Rui Tavares, ressaltou o privilégio de integrar o governo de Antônio Martins, que enxergou Divinópolis 30 anos à frente. “Se não tivesse a administração, que ele fez estaríamos sofrendo muito principalmente no centro da cidade. Então sem dúvida, essa comenda é importantíssima para quem está homenageado”, declarou.


Da mesma forma, Eliana Piola ressaltou que Antônio Martins foi um visionário, um homem que dedicou muito, amou a cidade como poucos e partiu muito cedo. “Hoje, a cidade faz jus em enaltecer a memória de Antônio Martins e para nós é uma responsabilidade enorme trazer hoje no peito a comenda, que traz seu nome. Acho que temos que honrar e não ter medo de ousar porque o mundo é daqueles que ousam ainda que a gente pague um preço muito alto em vida”, declarou.

 

Demais Agraciados


Alair Rodrigues - Médico


Carlos Moacyr Aguiar - Presidente ACID


Eliana Ferreira - Vice-Presidente Nacional do PSDB Mulher

 

Eliane Pereira Tavares - Servidora da Prefeitura


Gilberto Gonçalves - Servidor  da Prefeitura


Ivone Morato Viegas - Presidente da FAMBACCORD


José Dias Lara - Professor, escritor, membro da Academia Divinopolitana de Letras


José Luiz Melo - Servidor da Prefeitura


Maria da Conceição Maciel - Auxiliar Técnica da Gerdau


Nilson Sérgio Pereira - Presidente APRAFAD


Vander Lúcio Gomes Penha - Funcionário da Câmara Municipal

 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.