quarta-feira, 7 de Dezembro de 2011 17:24h Atualizado em 8 de Dezembro de 2011 às 09:11h. Flaviane Oliveira

Agentes de Saúde são homenageados na Câmara Municipal de Divinópolis

No município dezenas de profissionais trabalham na visita às residências

Eles estão em todos os cantos da cidade e vão de casa em casa para  levar informação e prevenir o aparecimento de doenças como Chagas, Leishmaniose e a Dengue. Em Divinópolis cerca de 150 agentes de saúde visitam as residências do município e prestam um trabalho silencioso, mas de grande importância. Durante a tarde de ontem (07), o plenário da Câmara Municipal de Divinópolis foi o palco das homenagens prestadas aos agentes do Município. Estiveram presentes o secretário adjunto de saúde Gilmar Santos, a diretora da vigilância em saúde Adriana Gomes e também o vereador Beto Machado.

AGENTES
Geraldo Magela de Melo é agente de saúde há 35 anos trabalhando no controle da doença de chagas. Há oito anos o agente trabalha em Divinópolis e considera a homenagem como uma ação de grande valia e considera fundamental o contato do agente com a população, “Eu acho importante essa homenagem que vem para engrandecer o nosso trabalho e dar mais motivação para fazermos o nosso trabalho e quem ganha com isso é a população. É importante o contato com o morador no município para despertar a atenção dele. Se você passa a retardar o contato com o morador isso o desmotiva e faz perder a credibilidade do nosso trabalho” avalia.

SOLENIDADE
Durante a homenagem o vereador falou da data comemorativa e da importância do trabalho dos agentes de saúde em Divinópolis, “Quando era vereador, o prefeito Vladimir de Faria Azevedo criou essa lei instituindo o dia Municipal do Agente de Saúde e eu quando assumi então como parlamentar resolvi  dar prosseguimento a essa homenagem e a essa comemoração importante dessas pessoas que de certa forma agem no dia a dia levando saúde e principalmente prevenindo essa doença que é a dengue” ressalta.
Beto destaca que nos três últimos anos a solenidade tem sido realizada, “Outras ações nós conseguimos vislumbrar através de parcerias junto à secretaria de saúde onde foi realizado o trabalho na praça do Santuário e esse ano nós estamos repetindo, foram homenageados alguns agentes indicados inclusive pelos próprios agentes da prefeitura” destacou.
O secretário adjunto de saúde Gilmar Santos considera o agente de saúde como um profissional fundamental para a saúde do município, “São aqueles funcionários que são dedicados ao trabalho de campo no combate à dengue, sempre atentos para as condições de saúde, principalmente para as condições epidemiológicas como a dengue” acredita.
Gilmar explica que a data foi escolhida para homenagear todo o esforço que os agentes fazem e a importância desse agrupamento de funcionários dedicados na contenção de epidemias  que possam ocorrer na cidade, “Infelizmente o trabalho deles ou a falta desse trabalho só aparecem quando há um caso de dengue ou epidemia. Hoje não temos um surto, uma morbidade da dengue porque o trabalho deles que é dificilmente é sentido é realizado de forma preventiva” ressalta o secretário.

 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.