quarta-feira, 30 de Novembro de 2011 13:21h Paulo Reis

Polícia Militar inicia Operação Natalina 2011


A Polícia Militar do estado de Minas Gerais começou nesta terça-feira (29) mais uma edição da Operação Natalina. A 7ª Região da PM que corresponde a 51 municípios pretende reforçar a segurança das cidades de forma preventiva e educativa.
O lançamento oficial da campanha de 2011 foi realizada com a presença de 51 policiais e demais autoridades Militar na Praça Governador Benedito Valadares, popular pracinha do Santuário.


Diversos pontos da sociedade serão resguardados durante este período que começou ontem, 29 de outubro, e vai até o dia 06 de janeiro de 2012. Inúmeras atividades e panfletagens serão realizadas, contendo dicas de como se proteger neste período em que o comércio se agita com a venda de produtos para o natal.
Os comerciantes também não ficarão de fora deste resguardo, sendo reforçada de forma eficaz a prevenção que ainda é a melhor maneira para aplacar, prevenir a criminalidade.


Os policiais envolvidos nesta operação receberão treinamento tático, e ainda serão divididos por vários pontos da cidade, principalmente na região de maior fluxo de pessoas e comércio, afirmou o Tenente Coronel Júlio Teodoro dos Santos, Comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar em Divinópolis.
A região que englobam os shopping’s da cidade, considerada um segundo centro comercial para o município, também receberá um policiamento reforçado, apesar de na região do bairro Santa Clara estar instalada a sede da Cia Tático Móvel da Polícia Militar.
O policiamento foi estruturado de acordo com o mapeamento da criminalidade no município. O processo preventivo da Polícia será feito na modalidade a pé com o acompanhamento dos militares nas motocicletas, reforçou Tenente Daniel Felipe.


A PM estará próxima da comunidade, mas a eficiência desta proteção será decisiva determinadas ações que poderão ser adotadas pela comunidade, como: ao sair para as compras de natal, não levar grande quantidade de dinheiro consigo, não transitar mostrando objetos de valor que possam atrair a atenção de infratores, evitar abrir bolsas ou carteiras em locais movimentados, evitar deixar bolsas e/ou sacolas dentro de carrinhos durante compras, cuidado ao estacionar veículos e nunca aceitar ajuda de estranhos.


Para os comerciantes as medidas são: não deixar estabelecimentos com fechaduras e travas de má qualidade, não deixar o mesmo funcionário abrir a loja todos os dias, não deixar má iluminação no local e não deixar grandes quantidades de dinheiro no caixa durante todo o dia.
Como lembrado, a melhor forma de se combater as ações de infratores é a prevenção.  A Polícia Militar ainda alerta que em caso de situações de risco as pessoas devem acionar a ajuda por meio dos telefones 190 ou o 181.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.