sábado, 26 de Novembro de 2011 16:02h Paulo Reis

Polícia Civil de Minas aplicará prova inicial de concurso no próximo domingo

As avaliações serão realizadas em diversos pontos da capital mineira

No próximo domingo (27), será realizada a primeira etapa do processo seletivo para os cargos de delegado e escrivão da Polícia Civil de Minas Gerais. As provas acontecerão em vários pontos de Belo Horizonte e terão início às 8h para escrivães e 14 h para delegados.


Para a região de Divinópolis, que corresponde ao 7º Departamento, serão direcionados 12 delegados e 16 escrivães. Até o término das inscrições foram registrados 23.000 delegados destes apenas 18.000 tiveram as inscrições deferidas. Já os escrivães foram 15.000 inscritos destes 12.000 tiveram deferimento. Estes números correspondem a todo estado mineiro.


De acordo com a Delegada Regional da Polícia Civil, Aparecida Quadros, para que haja um trabalho mais eficaz e rápido no 7º departamento seria necessário um efetivo de 15 delegados e 25 escrivães, estas vagas têm previsão de serem preenchidas até 2015, se adequando assim a realidade dos departamentos mineiros.
Para o cargo de delegado estão abertas 144 vagas, distribuídas para todo o Estado, exceto capital. Nessa primeira etapa, os candidatos farão provas de direito constitucional, administrativo, civil, direito penal, processual penal, medicina legal e direitos humanos. Os candidatos aprovados deverão passar por mais sete etapas: prova objetiva, discursiva, oral, avaliação psicológica, exames biomédicos e biofísicos, prova de títulos e investigação social. Se for aprovado em todas as fases, o candidato fará um curso de formação policial, onde aprenderá o oficio para atuar na área. O curso será realizado na Academia de Polícia (Acadepol) e terá duração de 90 dias.


Já para o cargo de escrivão, estão abertas 205 vagas distribuídas para todo o Estado, também exceto capital. A primeira etapa é constituída por provas de língua portuguesa, conhecimentos específicos, direitos humanos, noções de direito, noções básicas de medicina legal, noções de informática, além de história e geografia. Os aprovados nessa etapa deverão, ainda, passar pelas provas de digitação, avaliação psicológica, exames médico e biofísico, e investigação social. Após ser aprovado em todas as etapas, o candidato realizará o Curso de Formação de Policias.
Todos os candidatos deverão chegar ao local da prova com uma hora de antecedência, portando o documento de identidade e o comprovante definitivo de inscrição. No comprovante consta o número de inscrição, o local e horário da prova, que pode ser retirado também pelo site www.fumarc.com.br.
Os aprovados terão remuneração inicial de R$ 2.041,72.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.