sexta-feira, 2 de Dezembro de 2011 17:39h Atualizado em 3 de Dezembro de 2011 às 09:33h. Flávia Brandão

“Medalha do Mérito da Defesa Civil”

Na manhã de ontem (2), o prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) foi um dos 53 agraciados pelo Gabinete Militar do Governador (GMG) com a entrega da Medalha de Mérito da Defesa Civil

O prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) foi homenageado, na manhã de ontem (2), pelo Gabinete Militar do Governador (GMG) com a entrega da Medalha de Mérito da Defesa Civil. A solenidade realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, faz parte das comemorações do 48º aniversário do GMG. A medalha, que é outorgada desde 1984, traduz o reconhecimento público do Governador do Estado aos cidadãos, entidades públicas e privadas, que se destacaram na prestação de serviços a comunidade mineira, auxiliando as ações da Defesa Civil no sentido de amenizar as conseqüências das calamidades.
Militares, servidores públicos, prefeitos, deputados, entidades públicas e privadas representaram os vários segmentos da sociedade, totalizam 53 medalhas. O governador Antônio Anastasia (PSDB) não pode comparecer a homenagem e foi representado pela secretária da Casa Civil, Maria Chelli. Juntamente a ela, presidiram a cerimônia, o chefe do GMG e coordenador estadual da Defesa Civil de Minas Gerais, Coronel Luís Carlos Dias Martins; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro; o secretário de Transporte e Obras Públicas, Carlos Melles; o Secretário de Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha, Mucuri e Norte, Gil Pereira; o Coronel do BM Comandante do Corpo de Bombeiros, Silvio Oliveira; e o comandante Geral da Policia Militar, Renato Santos.


Em seu discurso, a secretária Maria Chelli, que também foi uma das agraciadas, destacou o poder da união para promover o fortalecimento das ações da Defesa Civil no Estado e expressou a “elevada honra” de ser uma das homenageadas. “A Defesa Civil somos todos nós e suas ações se materializam com a consciência cidadã e o trabalho solidário”, destacou.
O chefe do GMG e coordenador estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, coronel Luis Carlos Dias Martins, explicou que a homenagem é o reconhecimento da Defesa Civil a todos os segmentos a sociedade civil e as autoridades por tudo que fizeram ao longo do ano em prol da Defesa Civil e da comunidade mineira. “Temos o maior orgulho e honra de estar comemorando e participando dessa cerimônia e acima de tudo entregando essa comenda, que é o símbolo maior da Defesa Civil Estadual: a medalha do Mérito da Defesa Civil”,ressaltou. A escolha dos agraciados, segundo o coronel, é feita pelo Conselho da Medalha de Minas Gerais, o qual é instituído por decreto do governador.


Divinópolis


O prefeito Vladimir Azevedo ressaltou que a medalha é o reconhecimento ao trabalho desempenhado pela administração, depois da maior enchente da história de Divinópolis. “Chegamos à administração depois da maior enchente da história com a cidade bastante estragada. Desde o início, fizemos um remontar rápido com ações, empreendimentos sendo a Defesa Civil a condutora desse processo de reestruturação da cidade. A partir daí vimos a importância de formar um contingente de voluntários e articular com as entidades institucionais como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e escolas somando uma grande engrenagem de Defesa Civil e partimos para fazer os planos de contingência”, ressaltou.


Plano de contingência
O líder do Executivo adiantou que na próxima semana a Prefeitura Municipal estará editando o Plano de Contingência de 2012 localizando e mapeando as famílias em áreas de risco tantos em encostas como nas Áreas de Preservação Permanente (APPs). “Retiramos 42 famílias, que estão em alugueis colocados pela Prefeitura e através de programas habitacionais de investimento em parceria com o Governo do Estado e Governo Federal estamos preparando para alojar essas famílias em conjunto habitacionais”, disse. 


Reconhecimento
Vladimir finalizou reconhecendo o trabalho desempenhado pelo secretário de Operações Urbanas e Defesa Social, Adilson Quadros, e sua equipe de trabalho, que estiveram presentes prestigiando a homenagem. “O Adilson, a Edna, o José Maria e o Gilberto, esse quarteto cumprimento a todos eles, que compõem essa engrenagem junto às demais entidades e que fazem a diferença para que cheguemos a essa medalha que sintetiza o trabalho e reconhecimento desses três anos, relembrando quando chegamos à administração”, finalizou. 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.