sexta-feira, 6 de Julho de 2018 09:50h LUCAS ALCÂNTARA

Iepha-MG lança documentário sobre queijo do Serro na Mineiraria

Exibição faz parte do Dia da Gastronomia Mineira, celebrado pelo Governo de Minas Gerais e pela Codemge

O queijo do Serro é destaque na programação do Dia da Gastronomia Mineira, nesta quinta-feira, 5 de julho. O Governo de Minas Gerais e aCompanhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) celebram a data com intensa programação na Mineiraria – Casa da Gastronomia (Rua Uberaba, 865 - Barro Preto, Belo Horizonte). O Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Histórico de Minas Gerais  (Iepha-MG),  que participou da comissão do Plano Diretor de Gastronomia de Minas Gerais, vai lançar o documentário "O Quê do Queijo: um segredo do Serro", às 19 horas, com entrada gratuita. 

 

O filme é parte das ações de salvaguarda implementadas pelo Iepha-MG para o modo de fazer o queijo artesanal da região do Serro. “O Modo de Fazer o Queijo Minas Artesanal da Região do Serro foi o primeiro bem a ser registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do estado de Minas Gerais, no ano de 2002. “O queijo se destaca no extenso universo simbólico de Minas, que é reconhecida por sua farta culinária, constituída, historicamente e afetivamente, à base de determinados alimentos que a diferencia culturalmente de outros territórios”, diz Michele Arroyo, presidente do Iepha-mg. “Em relação ao queijo produzido da região do Serro, mais do que pensar apenas no produto final, o Registro indicou a importância de se conhecer e, sobretudo, de proteger as técnicas artesanais de feitura do alimento, os saberes envolvidos na produção, a transmissão dos conhecimentos, as particularidades de cada localidade e os modos de consumir o alimento”, diz ela.

 

O documentário “O Quê do queijo: um segredo da região do Serro” foi dirigido por Paulo Henrique Rocha sob orientação do Iepha-MG. 
Em 55 minutos, o filme aborda as técnicas artesanais de feitura deste queijo, os saberes envolvidos na sua produção, tradições e característica. Produzido em 11 municípios que compõe a microrregião do Serro, graças às suas mais diversas características, esse queijo tem uma importância singular na construção cultural do estado de Minas.

 

O documentário será distribuído gratuitamente entre as escolas, bibliotecas e instituições culturais de Minas Gerais com o objetivo de promover e dar visibilidade aos saberes relacionados à produção do queijo.

 

 

Programação completa do Dia da Gastronomia Mineira

Diálogos na Mineiraria
13h | Formação e reconhecimento profissional
Vani Pedrosa (SENAC), Flávio Trombino (Restaurante Xapuri), Ricardo Rodrigues (Abrasel e Frente da Gastronomia Mineira). Mediação: Fernanda Prado (Sedectes)
14h | Gastronomia e Comunicação
Maíra Lemos (Canal Maíra Lemos), Nenel (Baixa Gastronomia). Mediação: Edson Puiati (Una)
15h | Gastronomia Social
Débora Cabral (Gastrô For All), Marcelo Podestá (movimento Slow Food), André Dias (Circuito Gastronômico de Favelas). Mediação: Rodrigo Fernandes (Servas)
16h | Turismo e Gastronomia
Experimente Minas com Rota da Cachaça, Café Unique com a Rota do Café Especial, Travessia Gastronômica do Instituto Amado. Mediação: Fátima Trópia (Sebrae-MG)
17h30 | Gastronomia e Design
Alexandre Minardi (Mercado da Boca), Agnes Farkasvolgyi (Bouquet Garni), Cristiane Pereira (Núcleo de Design do Senai Cecoteg FIEMG). Mediação: Rita Engler (UEMG)

Cozinha ao Vivo Mineiraria
11h30 | Mercado Central
15h30 | Doces Antunes

Outras Atividades
11h a 20h | Feira de Produtores e Food Trucks
11h30 a 17h | Atendimentos individuais P7 Criativo: design de embalagens e rótulos para empreendedores da gastronomia
18h | Harmonização de queijos e azeites mineiros
Eduardo Girão (especialista em queijos) e Ana Beloto (azeitóloga)
19h | Lançamento do documentário “O Quê do Queijo: um segredo do Serro”

© 2009-2018. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.