sexta-feira, 30 de Dezembro de 2011 17:17h Atualizado em 1 de Janeiro de 2012 às 07:18h. Sarah Rodrigues

Defesa Civil alerta sobre chuvas intensas

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar se reuniram na manhã desta sexta-feira com a imprensa para que a população seja comunicada sobre as chuvas do final de semana. A intenção é fazer com que os divinopolitanos mantenham suas casas seguras

Os órgãos de segurança pública que compõe a Defesa Civil- Polícia Militar e Corpo de Bombeiros- se reuniram com a imprensa na manhã de ontem para alertar a população sobre o período chuvoso. A previsão de chuva mais intensa é para o domingo e a segunda-feira, mas as autoridades alertam para que os ribeirinhos também monitorem suas casas.
Mesmo sabendo que as chuvas serão mais intensas em cidades mais distantes, os órgãos preferiram informar a população através dos veículos de comunicação, para ficarem alertas. A intenção é fazer com que cada um mantenha sua residência segura e caso vá viajar comunique um vizinho para viajar sua casa.
Segundo o aspirante Ricardo Quadros do 10° Batalhão do Corpo de Bombeiros a equipe de incêndio estará de prontidão para atender possíveis demandas. “Nós teremos uma equipe de sobreaviso para qualquer emergência, estarão disponíveis para atender a população”.
O Corpo de Bombeiros está alerta durante as chuvas e preparou uma equipe complementar em caso de emergências. “Diariamente o nosso efetivo está preparado para atender as ocorrências. Nós temos cerca de 20 militares para atenderem as nossas ocorrências, mais o efetivo administrativo que está dividido em três equipes, que ocorrendo as necessidades eles preparados para trabalhar junto com o efetivo operacional”, explica.
A previsão é de 15 milímetros de chuva para este sábado, 60 milímetros no domingo e 50 milímetros na segunda-feira. Para Quadros a população ribeirinha também deve estar atenta. “Principalmente para a população ribeirinha, devem ficar atentas ao aumento do nível do rio, porque através do monitoramento da própria população é importante para nós. E para quem for viajar deve manter com seus vizinhos um contato, porque às vezes um cano entupido pode causar um dano na residência”.
De acordo com o capitão do 23° Batalhão da Polícia Militar, Leônidas Ribeiro até o momento nenhuma ocorrência de grandes proporções atingiu a cidade, mas a população deve ficar mais atenta. Ele explica que a PM está sedo acionada na maioria das vezes para registrar danos às residências por isso, os moradores devem fazer a sua parte. “Todo mundo estará focado em festas, por ser o último dia do ano. O que nós queremos é que cada um cuide da sua casa, para que na segunda-feira não tenhamos nenhum vitima em relação às chuvas”, explica.

DICAS
Mantenha ralos e calhas limpos, para que o fluxo de água não seja interrompido; tenha cuidado ao realizar a limpeza no telhado, evitando quedas. Não jogue lixo em calçadas, bueiros, rios, córregos ou galerias; Fique atento às notícias pelo rádio ou televisão sempre que puder, principalmente em dias de chuvas fortes. Isso pode evitar que você se coloque em situação de risco.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.