quinta-feira, 22 de Dezembro de 2011 14:03h Dácio Fernandes

Problemas no clássico tiram mando de campo do Cruzeiro na Copa do Brasil

O STJD - em julgamento realizado nesta quarta-feira, puniu o Cruzeiro por problemas ocorridos no clássico diante do Atlético-MG na última rodada do Brasileirão de 2011. Como o mando de campo era do time azul havia apenas torcedores da Raposa na Arena do Jacaré, o clube foi multado em R$ 20 mil e o pior,  perdeu o mando de campo de dois jogos. Como a punição só cabe em competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol – CBF, o Cruzeiro será penalizado na Copa do Brasil 2012.
De acordo com o diretor de comunicação do Cruzeiro, Guilherme Mendes, o time ainda tentará recurso, porém somente em 2012, porque a seção desta quarta-feira foi a última do ano.
“Ainda cabe recurso no pleno do STJD para todas as decisões desta quarta, mas como esta seção foi a última do ano, o novo julgamento só vai ocorrer em 2012.”
Caso não consiga reverter a pena, o Cruzeiro terá de escolher outro estádio que esteja, a no mínimo, 150 quilômetros de Belo Horizonte. O primeiro desses jogos pode ser contra o Rio Branco-AC, marcado para o dia 22 de março. É o jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil. Mas caso a Raposa vença por dois ou mais gols de diferença, a pena fica para a fase seguinte, quando o time enfrenta o vencedor de Chapecoense e São Raimundo-AM. Se o Cruzeiro voltar a vencer por dois ou mais gols, adia a pena para as oitavas e eventualmente quartas de final da competição.
O atacante Wellington Paulista também acabou suspenso por um jogo, por causa da expulsão na mesma partida, quando se envolveu num lance com o zagueiro Werley. A pena também tem de ser cumprida na Copa do Brasil, mas assim como a multa e a perda do mando de campo, o clube vai recorrer da decisão.
Já o volante Charles também foi julgado nesta quarta. Ele teria acertado uma cotovelada em Pierre, mas foi absolvido por falta de provas. A ocorrência não estava na súmula do árbitro mas foi captada pelas câmeras de transmissão do jogo pela TV.

Atlético também é punido pelo clássico

O zagueiro Werley  também acabou penalizado em dois jogos de suspensão pela expulsão ocorrida neste mesmo clássico contra o Cruzeiro, na confusão envolvendo Wellington Paulista. Os prazos e jogos são os mesmos aplicados ao Cruzeiro, ou seja a pena deve ser cumprida na Copa do Brasil 2012. A diretoria do Galo também irá recorrer da punição.

Leia Também

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.