terça-feira, 13 de Dezembro de 2011 13:53h

Aldo Rebelo defende consulta pública para escolha da mascote da Copa 2014

Saci, arara, onça pintada... Todos já foram cogitados para ser a mascote da Copa do Mundo de 2014, que será definido pela Fifa e pelo Comitê Organizador da competição em meados de 2012. Porém, na opinião do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a escolha deveria ser feita pelo povo.
“ Minha ideia é fazer uma consulta pública ampla, pela internet, para que a população possa opinar. Outras sugestões, além do saci, da arara e da onça, poderão surgir, e nós poderemos levar à Fifa, ao Comitê Organizador Local (COL), como uma opinião da população brasileira” afirmou Rebelo.
O ministro comentou ainda as opções que têm sido especuladas nos últimos meses.


“ O saci, na mitologia brasileira, tem origem em São Paulo, com o grande escritor de Taubaté Monteiro Lobato. Ele foi o criador do saci para substituir, no imaginário das nossas crianças, aquelas figuras das fábulas europeias. Não havia na literatura infantil essa mitologia de origem nacional.Ttenho grande simpatia pelo Saci e acho que ele é um contraponto importante a essa figura importada dos Estados Unidos que é o Halloween, o Dia das Bruxas. Mas há também uma corrente que defende que o mascote seja a onça pintada, que é da fauna do Brasil e muito presente na literatura, na poesia do Castro Alves, por exemplo. Outros sugeriram a arara” explicou o ministro do Esporte.


Aldo Rebelo fez questão de explicar que a escolha da mascote não será feita pelo Governo Federal. Na verdade, a decisão é tomada em conjunta pela Fifa e pelo COL.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.